quarta-feira, 24 de setembro de 2008

XX REFENO - REGATA RECIFE-FERNANDO DE NORONHA - Parte 1

Prezados e prezadas internautas: Este ano estamos fazendo a cobertura da XX REFENO.Sem dúvida alguma, o maior evento náutico do país. E, ao nosso ver, o mais tradicional e empolgante. Para quem já teve a oportunidade de estar na proa de um barco e ver aquela ilha crescendo, sabe do que estamos falando. É uma emoção que não se pode descrever em simples palavras. Talvez esteja aí uma das magias desta regata.Como comemoração aos seus vintes de mares navegados, a REFENO está realizando diversas ações sociais em conjuntos com os velejadores, a Fundação Altino Ventura e outros órgãos e entidades que estão apoiando a Regata. Entre as ações, exames oftalmológicos nas comunidades próximas ao Cabanga Iate Clube, kit's escolares e protetor solar para os pescadores. Estas ações comunitárias fazem com que a Regata adquira uma importância social relevante para as comunidades próximas. Em suma: a REFENO ganha cada vez mais um caráter social e esportivo. Por problemas técnicos, não estamos podendo atualizar o blog todos os dias, fato que devemos resolver nas próximas horas. Pedimos desculpas aos nossos internautas por esse pequeno atropelo. O evento não se resume somente à regata no próximo dia 27. Temos toda uma série de eventos que ocorrem nessa semana que antecede a grande largada. Hoje, dia 24, podemos assistir às palestras "Navegação Oceânica e noções básicas de resgate de homem ao Mar – Prof. Maurício Castro, idealizador da REFENO" e "Ecologia e Ataques de Tubarões na Região Metropolitana do Recife, ministrada pela Bióloga Emmanuelly Creio Ferreira".

Na primeira, o tema foi pertinente até demais com relação à regata: quantas tripulações estão realmente preparadas para um incidente de um homem ou uma mulher cair no mar durante uma navegação? Estes estão prontos para agir corretamente? Para nós que estamos engatinhando no meio naval, esta palestra foi de suma importância para uma maior compreensão de procedimentos que devem ser adotados por tripulações de embarcações de todos os portes. Em conversa informal com o Prof.Maurício já no final do dia, ressaltamos a importância da sua palestra, não só para nós, mas todos os participantes do evento. Muitos podem alegar que sabem destes procedimentos, mas nunca é demais informações sobre segurança. Ainda com o professor, que é o idelizador da regata, ele nos falou da importância dessas atividades paralelas e que, infelizmente para nossa triste constatação, o público é bem restrito. Velejadores querem ganhar os mares, mas talvez sentar-se um pouco para assistir as conferências não traga nenhum problema mais sério. Pelo menos essa é a opinião deste blog...

Logo após, a bióloga Emmanuelly Ferreira deu um verdadeiro show ao mostrar os tipos de tubarões existentes e um relato de como se encontram as pesquisas e o trabalho de prevenção de novos ataques na costa pernambucana. Percebemos que o grande trabalho seja conscientizar as pessoas do perigo iminente destes ataques e como se prevenir. Nunca é demais lembrar: nós estamos invadindo o habitat natural dos tubarões. Afinal, até hoje não vi nenhum tubarão caminhando pelo calçadão da praia de Boa Viagem. Enfim, estas atividades acontecem dentro da programação oficial do evento e acreditamos serem de fundamental importância, não só para os velejadores, mas para o público em geral. Na próxima postagem: Uma conversa breve com o navegador Marcelo Gusmão. A chegada do Adrenalina Pura. Conversas no cais do Cabanga Iate Clube.

Nenhum comentário: